A hora de trocar o berço pela cama pode ser um momento de muitas dúvidas, pois o que não faltam são modelos e isso pode confundir na hora de escolher a melhor opção. Vale dizer que o que é bom para uma criança pode não ser bom para outra, então antes de qualquer decisão é importante considerar os aspectos lógicos, como medidas, idade da criança, número de filhos no mesmo quarto e também a cultura familiar, como ler na hora do soninho e o incentivo à autonomia da criança. Veja qual é a configuração da sua família e conheça as 10 melhores opções do mercado.
1 – Cama montessoriana
Com a altura bem próxima ao chão, permite o desenvolvimento da autonomia e diminui o risco de queda. Pode ser encontrada com a proteção lateral mais elevada e com estrutura tipo cabana. Na versão mini cama ela mede 160 x 80, ideal para espaços pequenos e pode acompanhar a criança desde o nascimento até aproximadamente a idade de 7 anos. No tamanho padrão 190 x 88 cm, pode ser um móvel que acompanha a criança até a adolescência.
A mini cama montessoriana da Grão de Gente é fabricada em MDF e MDF, tornando o móvel mais leve e ao mesmo tempo mais resistente. Ela ainda oferece opções para os tamanhos mini, solteiro padrão e casal. Tanto a mini quanto a solteiro padrão suportam até 80 quilos, já o modelo casal suporta até 150 quilos e pode ser uma boa opção para quem tem espaço e gosta de fazer da hora de dormir um momento de leitura e aconchego. Outro benefício é a pintura atóxica e com opções nas cores das grades em azul, rosa ou cinza.
2 – Bicama
Excelente opção para quem costuma receber amigos ou mesmo para dar um suporte para a criança na hora de dormir. São camas que devem ser avaliadas tanto a estrutura principal como a cama auxiliar.
A bicama infantil Prime com grade de proteção da Casa Tema é feita em madeira maciça, dando uma maior durabilidade para o móvel. Possui 6 meses de garantia, 3 a mais do que o previsto por lei. Este é um móvel para investir em conforto pois sua largura é maior que a padrão, com 99,6 cm, conhecida como tamanho solteirão, traz bastante conforto. A pintura em laca deixa a peça com aspecto sofisticado. É um móveis que acompanha o desenvolvimento da criança, pois tem grade removível, matéria prima de qualidade, design contemporâneo e cor neutra. A cama auxiliar é um item que tem todas as qualidades da principal, além de ter estabilidade e leveza no manuseio, já que possui 2 rodinhas e 2 pés.
3 – Cama com baús
Manter a organização é um desafio para qualquer casa com criança e a cama com baú é uma ótima opção para otimizar o espaço e ainda dar autonomia para a criança pegar e guardar seus brinquedos.
O modelo Naty, da Madeira e Madeira, vem com dois baús nas as medidas de 50 x 50 cm, o que proporciona um ótimo espaço para organização de brinquedos. As rodinhas permitem que crianças pequenas manuseiem os baús com facilidade.
A estrutura da cama é em MDF e suporta até 120 quilos, conferindo uma estrutura resistente para a cama. A escadinha que acompanha o móvel auxilia a criança a subir na cama, já que sua altura é 46cm, 6cm a mais do que a cama padrão.
4 – Cama carro
Um mobiliário que une funcionalidade e ludicidade, a cama temática pode conduzir a decoração do quarto como desenho de pista para a parede ou tapete e almofadas de volantes.
A cama Carros com Farol de Led, da Pura Magia tem os faróis que acendem, tornando a cama um verdadeiro destaque na decoração. Feita em MDF suporta até 90 quilos e tem tamanho padrão das camas de solteiro. As luzes podem servir como luminárias à noite e são fáceis de acionar, pois possuem um interruptor tipo pera, como os de abajures convencionais. A pintura é atóxica.
5 – Cama casa
A cama casa é um convite à ludicidade na hora de dormir e durante o dia, proporcionando à criança um espaço encantador.
A cama infantil com cabeceira casinha, da marca Gelius, é feita em MDF e MDP, conferindo leveza e resistência à peça. As prateleiras da casinha suportam até 5 quilos e tem no fundo uma arte impressa. A cama suporta até 110 quilo e tem as bordas arredondadas. Seu tamanho é maior do que o convencional, com 114,5 de largura por 211,5 cm de profundidade. Como a cabeceira é alta, com 131,5 cm de altura, é importante cuidar para que não seja colocada embaixo de janelas ou na frente de interruptores.
6 – Cama para quem tem pets
Pets tem um lugar especial nas famílias e muitos são criados dentro das casas. A cama com nicho para pet traz a opção de acolher o animalzinho no quarto com conforto para todos.
A cama com nicho para pet, da Mobly, tem o maior cantinho pet da categoria. Com 41,5 cm de altura, 60 cm de profundidade e 94,3 cm de comprimento, 41,5 cm proporciona conforto para animais de pequeno ou médio porte, e ainda acompanha um colchãozinho. Feita em MDF e MDP, resistente e leve, possui uma cabeceira com baú de 20 x 97,5 cm, que permite guardar travesseiros e roupas de cama. Tem um pequeno armário com duas portas para facilitar na organização do quarto. Como não tem grade lateral, caso a criança ainda necessite desse acessório, é possível colocar uma grade removível.
7 – Cama com grade removível
Optar por esse modelo é ter um móvel que vai crescer junto com a criança. Essa opção está presente em diversos modelos e vale a pena principalmente quando a cama será adquirida para crianças a partir de 5 anos.
A cama infantil com grade removível, da marca Foscarine é feita em MDF e tem 3 gavetas para auxiliar na organização do quarto. Outro benefício dessa cama é que ela já está preparada para o momento de receber os amigos para dormir em casa, pois possui uma cama auxiliar. As duas camas suportam até 100 quilos cada. Por ter grade apenas de um lado, quando chegar a hora de retirá-la, cama ganhará um ar juvenil, pois ficará livre de ambos os lados.
8 – Cama com escorregador
Recomendada para crianças que já não acordam com frequência à noite. Embora a largura necessária para comportar esse modelo seja maior, o fato dela ser suspensa, libera espaço no chão, sendo uma boa opção para quem tem pouco espaço.
A cama infantil Prime Alta II, com escorregador e escada, da Casa Tema é feita em madeira maciça. Com tamanho padrão para colchão de solteiro, é um móvel que pode acompanhar a criança até a idade juvenil, observando que sua capacidade é de suportar até 90 quilos. Possui barras adicionais de segurança no caso de sobrepeso. O escorregador e a escada possuem a mesma largura e você pode escolher qual montagem se adapta melhor no quarto. A cama fica suspensa a 100 cm do chão, permitindo o uso de do espaço embaixo dela para atividades como canto de estudo ou brincadeiras.
9 – Beliche montessoriana
Duas crianças, grande diferença de idade e pouco espaço. A beliche montessoriana atende bem essa configuração familiar, preservando a autonomia e a individualidade de cada fase no desenvolvimento infantil.
Beliche Ema montessoriana, da marca Cimol, é feita em madeira MDF e suporta até 100 quilos por cama. Caso prefira a cama de baixo afastada do chão, é possível comprar o kit de pés, separadamente. A peseira da beliche tem uma prateleira para pequenos objetos como luminária ou livros. O acabamento das bordas são arredondados e a pintura é feita em laca, conferindo um toque de aconchego e sofisticação. Por ter a escada, cabeceira e peseira mais largas,a cama é maior do que a padrão, com 104,5 x 193,3 cm, ela comporta colchões com 88 x 188 cm. Na hora de fazer o pedido atente-se para qual é o lado ideal da escada para o seu ambiente.
10 – Cama multiuso
Ideal para quem precisa otimizar o espaço, a cama multiuso acopla funções para hora do descanso, do estudo e da brincadeira.
A cama infantil multiuso, da, Cimol é ideal para crianças em idade escolar, com um bom espaço para a hora da tarefa, as gavetas, nichos e prateleiras permitem ainda organizar os materiais como estojos e cadernos. Feita em MDF e acabamento de pintura semi fosca, pode ser encontrada na cor branca ou grafite. O colchão fica a 82,5 cm do chão e para alcançá-lo a escada se acopla à cama formando nichos. Essa cama tem realmente cada cantinho muito bem aproveitado.
Deixe um comentário